CC Magazine: Futebol em Movimento 80-81
 

Futebol em Movimento 80-81




É, sem dúvida, uma das mais completas e excepcionais colecções alguma vez lançadas no nosso país. Esta “Futebol em Movimento” referente à época 1980-81 é quase como o “Santo Graal” dos coleccionadores, nos dias que correm.
.
A editora de Odivelas, de nome Disvenda, na época 80-81, lançou esta colecção com 376 cromos, onde conseguiu apresentar as fotos dos ‘onzes’ de todos os participantes nas três divisões nacionais -1ª divisão, 2ª divisão (zona norte, centro e sul) e 3ª divisão (série A, B, C, D, E e F) – assim como os emblemas, treinadores, jogadores e equipas de juniores (em alguns dos casos juvenis e iniciados) dos 16 participantes na principal divisão.




Cada clube é apresentado em duas páginas da caderneta, dividido por 16 cromos: emblema do clube, treinador, equipa júnior, duplo cromo da equipa principal e onze dos habituais jogadores. Pode-se ainda ficar a saber informações sobre o clube como: morada, estádio e sua capacidade, além do palmarés. No que toca aos jogadores, temos informações suplementares, tais como: nome, posição, data e local de nascimento, e ainda o número de internacionalizações (em todos os escalões), caso o atleta tenha sido internacional.




Numa colecção onde são representados os 16 clubes presentes na 1ª divisão na época de 1980-81: Sporting, FC Porto, Benfica, Belenenses, Boavista, V. Guimarães, Sp. Espinho, Portimonense, Sp. Braga, Varzim, Marítimo, V. Setúbal, Amora, C. Académico de Coimbra, Penafiel e Académico (Viseu), os cromos dos jogadores, são apresentados com alta qualidade, numa fotografia ‘em jogo’ e que ainda contém, num quadrado presente no canto superior do cromo, a cara do atleta.




A Disvenda não esqueceu a Selecção Nacional, que está presente num cromo/poster, no início da caderneta. Esta caderneta é, para muitos, a melhor colecção alguma vez já editada no nosso país e um privilégio para aqueles, que nos dias que correm, a têm em sua posse… completa




<< Regressar à escolha das colecções

Deixe o seu comentário: 1 Comentários