CC Magazine: Esférico 86-87
 

Esférico 86-87


 


No rescaldo de um conturbado regresso de Portugal ao Campeonato do Mundo e para a época de 1986/87, a Mabilgráfica lançou aquela, que terá sido porventura, uma das mais completas colecções da segunda metade da década de 80. A editora com sede na Amadora, apostou numa colecção com mais de 300 cromos, onde seriam representados todos os 16 clubes participantes na 1ª divisão.


 


Cada um dos clubes teve direito a duas páginas da caderneta, contendo cada um 15 dos principais jogadores do plantel e podendo-se ficar ainda a saber informações bastante detalhadas sobre o clube como: estádio, lotação do mesmo, presidente, técnico principal, técnico(s) adjunto(s), médico(s) e massagista(s). Para completar todas estas informações, a editora, ainda colocou um calendário dos jogos, onde se poderiam colocar os resultados dos jogos de cada um dos clubes, na 1ª e 2ª volta do campeonato.


 


Além dos habituais cromos dos craques, a Mabilgráfica decidiu inovar e cada clube, continha também 3 cromos destacando pontos bastante conhecidos de cada uma das cidades, onde os clube estavam sediados, como por exemplo: a Ponte 25 de Abril em Lisboa, a Torre dos Clérigos no Porto até ao Aqueduto das Amoreiras em Elvas. Para além de tudo isto e de forma a completar as duas páginas de cada um dos clubes, existia ainda um cromo com o emblema e bandeira da cidade.


 


Esta é, como já dissemos anteriormente, uma das mais completas colecções da segunda metade da década de 80, e não por poucas razões. A Mabilgráfica, para além dos mais de 300 cromos editados nas duas páginas de cada clube, quis ainda dar como "bónus" aos coleccionadores, umas quantas dezenas de "cromos bis", com mais futebolistas do que os 15 que já tinham sido lançados para cada um dos clubes.

É sem dúvida uma colecção que marca uma década e que qualquer coleccionador que se preze, tem que sem dúvida alguma conter no seu "espólio".








Deixe o seu comentário: 3 Comentários