CC Magazine: Futebol 81-82
 

Futebol 81-82




Em 1981/82, foi lançada pela editora Francisco Más, uma das colecções mais originais de sempre, feitas no nosso país. Esta colecção apresentou nos seus 304 cromos, 13 cromos de jogadores por cada um dos 16 clubes da 1ª divisão, juntamente com o emblema e ainda todos os emblemas dos clubes participantes na 2ª divisão Zona Norte, Centro e Sul. Além de todos estes cromos, foram ainda lançados dois "Puzzles Surpresa", que não eram mais que as caricaturas (de Francisco Zambujal) do Campeão Nacional da 1ª divisão e do Campeão Nacional da 2ª divisão, repartidas por 16 cromos, que colados juntos completavam a imagem do onze inicial.




Nesta colecção são representados os 16 clubes presentes na 1ª divisão na época de 1981-82: Académico Viseu, Amora, Belenenses, Benfica, Boavista, Braga, Espinho, Estoril, FC Porto, Penafiel, Portimonense, Rio Ave, Sporting, União de Leiria, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal, que como referimos em cima, tiveram direito a cromos de 13 dos principais jogadores do plantel mais o emblema, repartidos por 2 páginas da colecção.





A Francisco Más decidiu nesta época inovar e acabou por o conseguir, tanto que ainda hoje, qualquer coleccionador que se preze, sabe de imediato vários dos cromos desta colecção e por certo a refere como uma das suas preferidas. Os cromos dos futebolistas foram então editados de forma bastante original. Cada cromo continha 2 imagens do jogador, ambas de corpo inteiro, uma delas com o jogador devidamente equipado com as cores do seu clube, até aqui nada de novo, mas a outra imagem continha, digamos que, o jogador vestido "à civil", o que sem dúvida alguma, proporcionou em vários cromos, imagens fantásticas e inesquecíveis.

 


Os anos 80 foram sem dúvida uma década, em que foram lançadas algumas das melhores colecções editadas no nosso país e esta "Futebol 81-82" é sem dúvida uma daquelas que marca a década. É uma colecção bastante completa, com bastante qualidade e sem dúvida alguma muito inovadora e inesquecível para qualquer coleccionador. 




<< Regressar à escolha das colecções

Deixe o seu comentário: 0 Comentários