CC Magazine: Bola ao Centro 82-83
 

Bola ao Centro 82-83




Na temporada 1982/83, a Mabilgráfica inovou significativamente na habitual concepção dos cromos até então apresentados pelas várias colecções lançadas no mercado. Cada cromo foi então apresentado num formato bastante original, ou seja em forma de um livro onde na “página” da esquerda eram apresentados o nome completo do jogador, a data de nascimento, o local de nascimento e a sua posição e, na “página” da direita, uma foto de meio-corpo do respectivo jogador.




Foram representados na colecção os 16 clubes presentes na 1ª divisão na época de 1982/83: Benfica, FC Porto, Sporting, V. Guimarães, Boavista, Sp. Braga, V. Setúbal, Rio Ave, Portimonense, Salgueiros, Estoril, Varzim, Sp. Espinho, Marítimo, Amora e Alcobaça.

A cada clube é dedicada uma página, onde são dispostos onze atletas, além do emblema do clube. Nos cromos dedicados aos emblemas do clube, pode-se também ler as informações de: nome do clube, data de fundação e associação de futebol ao qual o clube pertence.




Voltando ainda aos cromos dos jogadores, como já foi referido, as fotos apresentadas são de meio-corpo e, na generalidade, de boa qualidade, apesar do seu tamanho reduzido. A Mabilgráfica tentou, também, inovar no habitual tipo de letra usado em cada cromo, pois a “font” como que imitava a escrita à mão.

Além dos 16 clubes que disputavam a 1ª divisão nessa época, na penúltima página da caderneta, é ainda apresentada a Selecção Nacional, na altura prestes a iniciar o apuramento para Euro 84 (de boa memória), também ela representada por onze jogadores e acompanhada pelo emblema da FPF.




Esta “Bola ao Centro”, que “imita” o nome de outra colecção lançada pelo Clube do Cromo em 1979, acaba por apesar de alguns defeitos, ser, sem dúvida, uma das colecções mais apetecidas e mais bem conseguidas do início da década de 80.




<< Regressar à escolha das colecções

Deixe o seu comentário: 2 Comentários