CC Magazine: Mundial Espanha 82
 

Mundial Espanha 82




O Mundial 82 realizado em Espanha, deixou nos amantes do futebol e por sua vez nos coleccionadores, as mais diversas memórias. Foi o Mundial realizado mesmo aqui ao lado no país vizinho. Foi o Mundial daquela que muitos dizem ter sido a melhor selecção brasileira de sempre. Foi o Mundial em que Paolo Rossi deixou o mesmo Brasil a chorar...




Esta era uma altura em que a Panini não detinha o monopólio dos cromos e, em que muitas editoras portuguesas lançavam colecções. E assim foi, em 1982 e por ocasião do XII Campeonato do Mundo de Futebol, a Mabilgráfica lançou uma colecção relativa ao evento. A editora da Amadora, apostou então numa colecção diferente e bastante original.




Nesta colecção de 288 cromos, as 24 selecções presentes, foram representadas por 11 cromos individuais, mas todos estes na forma de caricaturas, caricaturas essas da autoria do genial Francisco Zambujal. Cada cromo além de ser representado em corpo inteiro através de uma caricatura, continha uma foto do jogador e, cada selecção tinha ainda um cromo relativo à sua bandeira.




Com a genialidade do Mestre Francisco Zambujal, que já antes tinha habituado os amantes do desporto, nomeadamente os do futebol, com os seus trabalhos para o Jornal "A Bola" e em algumas colecções de cromos do Campeonato Nacional, a Mabilgráfica conseguiu levar a cabo, uma colecção original e de grande qualidade, que ainda hoje, passadas quase três décadas... nos consegue deslumbrar.




<< Regressar à escolha das colecções

Deixe o seu comentário: 5 Comentários